Organização do Espaço, Tempo e Materiais

 

Organização do Espaço:

 

    O espaço não diz respeito apenas à sala onde se realizam as actividades. Tudo na Creche/Escola é um espaço onde as crianças aprendem e realizam diversas atividades. 

    O educador (a) deve apropriar a organização do espaço às características das crianças que o frequentam e aos equipamentos de que dispõe para dar à criança possibilidades de exprimir as suas capacidades corporais. 

    

Organização dos Materiais:

 

    Não há jardins-de-infância sem materiais educativos. A escolha dos materiais educativos deve ter o apoio das crianças e deve ser adequada à idade das mesmas. 

    Os equipamentos e os materiais existentes ajustam-se as crianças que podem fazer e aprender. Por isso a escolha deve corresponder a alguns critérios:

        - Serem variados, duráveis, atractivos e adaptados às crianças;

        - Serem estimulantes, estarem acessíveis, rotulados e sempre arrumados nos mesmos locais, de forma que a criança possa ir buscá-los e arrumá-los;

        - Apresentarem-se sem perigos (não conterem substâncias tóxicas, não existirem objectos demasiado pequenos que possam ser engolidos);

        - Serem de fácil limpeza.

Organização do Tempo:

 

O processo de aprendizagem constrói-se no tempo. As crianças necessitam de tempo para:

      • A acção;

      • A relação;

      • Se descobrirem a si próprios e aos outros;

      • Se situarem no mundo e organizarem a realidade.

Cada criança tem o seu ritmo próprio de auto-estruturação emocional, cognitiva e social. A organização temporal deve contemplar momentos para satisfazer as necessidades da criança, pela construção gradual de uma rotina diária coerente, que lhe dê a oportunidade de:

- Comunicar;

- Conversar entre si;

- Planear as actividades e os materiais que quer utilizar;

- Pôr em prática os seus planos;

- Participar nas actividades de grupo;

- Rever o que fez;

- Brincar no recreio

- Fazer a sua higiene;

- Comer;

- Descansar.

Organização do Espaço e dos Materiais:

 

    Para uma melhor organização do espaço torna-se necessário seleccionar as áreas fundamentais, que podem ser alteradas durante o ano, para ter espaço para outras atividades essenciais.

    Para identificar as diferentes áreas é importante utilizarem-se símbolos e nomes escritos, habituando desde muito cedo as crianças.

    É importante pedir as ideias das crianças e a sua participação em todo esse trabalho, pedir a colaboração da comunidade e família para fazerem e/ou oferecerem equipamento e material para as áreas segundo as suas possibilidades.