Organização do Espaço, Tempo e Materiais
Organização do Espaço:
O espaço não diz respeito apenas à sala onde se realizam as actividades. Tudo na Creche/Escola é um espaço onde as crianças aprendem e realizam diversas atividades.
O educador (a) deve apropriar a organização do espaço às características das crianças que o frequentam e aos equipamentos de que dispõe para dar à criança possibilidades de exprimir as suas capacidades corporais.
Organização dos Materiais:
Não há jardins-de-infância sem materiais educativos. A escolha dos materiais educativos deve ter o apoio das crianças e deve ser adequada à idade das mesmas.
Os equipamentos e os materiais existentes ajustam-se as crianças que podem fazer e aprender. Por isso a escolha deve corresponder a alguns critérios:
- Serem variados, duráveis, atractivos e adaptados às crianças;
- Serem estimulantes, estarem acessíveis, rotulados e sempre arrumados nos mesmos locais, de forma que a criança possa ir buscá-los e arrumá-los;
- Apresentarem-se sem perigos (não conterem substâncias tóxicas, não existirem objectos demasiado pequenos que possam ser engolidos);
- Serem de fácil limpeza.
Organização do Tempo:
O processo de aprendizagem constrói-se no tempo. As crianças necessitam de tempo para:
• A acção;
• A relação;
• Se descobrirem a si próprios e aos outros;
• Se situarem no mundo e organizarem a realidade.
Cada criança tem o seu ritmo próprio de auto-estruturação emocional, cognitiva e social. A organização temporal deve contemplar momentos para satisfazer as necessidades da criança, pela construção gradual de uma rotina diária coerente, que lhe dê a oportunidade de:
- Comunicar;
- Conversar entre si;
- Planear as actividades e os materiais que quer utilizar;
- Pôr em prática os seus planos;
- Participar nas actividades de grupo;
- Rever o que fez;
- Brincar no recreio
- Fazer a sua higiene;
- Comer;
- Descansar.
Organização do Espaço e dos Materiais:
Para uma melhor organização do espaço torna-se necessário seleccionar as áreas fundamentais, que podem ser alteradas durante o ano, para ter espaço para outras atividades essenciais.
Para identificar as diferentes áreas é importante utilizarem-se símbolos e nomes escritos, habituando desde muito cedo as crianças.
É importante pedir as ideias das crianças e a sua participação em todo esse trabalho, pedir a colaboração da comunidade e família para fazerem e/ou oferecerem equipamento e material para as áreas segundo as suas possibilidades.

