O Quotidiano no Jardim de Infância

Para uma intervenção Educativa com qualidade, os (as) educadores (as) devem considerar alguns princípios básicos que utilizam no seu trabalho direto com as crianças:
• Organizar o contexto educativo (espaço, materiais, tempo, clima, grupo) onde o jardim-de-infância funciona, de forma motivadora e adequada à idade e ao desenvolvimento das crianças para proporcionar-lhes experiências variadas;
• Acolher as crianças estabelecendo relações afetuosas, construindo um ambiente seguro e um clima de interações positivas baseado na confiança, empatia e respeito mútuo. Dar particular atenção à qualidade da sua relação com as crianças, cujo desenvolvimento ou adaptação ao jardim-de-infância lhe parece mais difícil, procurando ajudá-las a uma boa integração;
• Adequar as atividades e as experiências ao nível de desenvolvimento e às necessidades das crianças;
• Utilizar metodologias globalizantes centradas na criança (nas suas possibilidades e interesses), dando liberdade e o tempo para a criança experimentar, comparar, combinar os materiais, relacionar-se com os outros e descobrir o meio que a cerca, numa educação orientada para a autonomia e para a cidadania responsável.
• Deixar a criança aprender através da sua própria ação. A aprendizagem ativa estimula a imaginação e incentiva a criança a ter uma boa imagem de si própria. Nesta prática pedagógica a criança é tomada como o centro da aprendizagem, participando, colaborando e manifestando os seus interesses, exercitando a sua iniciativa e autonomia.
• Favorecer o prazer que as crianças têm pela descoberta e pela pesquisa, através da qual se realizam um conjunto de atividades viradas para a ação. Durante este processo vão adquirir competências, atitudes e saberes.
• Promover e apoiar atividades lúdicas, favorecendo e apoiando o jogo e as brincadeiras da criança, de acordo com as áreas de conteúdo, numa perspetiva integrada. Valorizar os conhecimentos que as crianças já trazem e criar um ambiente estimulante e seguro, para que elas construam aprendizagens significativas.
