Organização da vida em estabelecimentos de Primeira Infância
A Rotina Diária na Creche:
Na educação infantil a rotina diária tem uma grande importância, no entanto é ainda maior para as crianças da creche (até 3 anos) pois exerce um importante papel de segurança e conforto.
A rotina diária na creche é muito importante, uma vez que proporciona à criança uma sequência de acontecimentos que ela segue e compreende, ou seja, oferece-lhe uma estrutura de acontecimentos do dia. Deve ser consistente, permitindo que a criança antecipe os acontecimentos que se vão seguir, sendo uma estrutura de segurança para a criança.
A rotina desempenha também um papel facilitador na captação do tempo e dos processos temporais. A criança aprende a existência de fases, do nome dessas fases e o seu encadeamento sequencial.
O Contato com a Familia e a Comunidade:
A familia é o primeiro contexto na qual a criança desenvolve padrões de socialização, deste modo, ela se relaciona com todo o conhecimento adquirido durante a sua experiência de vida primária que vai refletir na sua vida escolar, sendo assim, o sucesso da tarefa da escola da escola depende da colaboração familiar ativa.
É impossível colocar à parte a escola, a família e a sociedade, pois, se o indivíduo é aluno, filho e cidadão, ao mesmo tempo, a tarefa de ensinar não compete apenas à escola, porque o aluno aprende também através da família, dos amigos, das pessoas que ele considera significativas, dos meios de comunicação, do quatidiano. Sendo assim, é preciso que professores, família e comunidade tenham claro que a escola precisa contar com o envolvimento de todos.
É necessário que a família e escola se encarem responsavelmente como parceiras de caminhada, pois, ambas são responsáveis pelo que produz, podendo reforçar ou contrariar a influência uma da outra. Família e Escola precisam criar, através da educação, uma força para superar as suas dificuldades, construindo uma identidade própria e coletiva, atuando juntas como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando.


Utilização do Tempo e do Espaço na Creche:
O dia a dia das creches e pré-escolas é repleto de atividades organizadas por educadores que, de uma maneira ou de outra, lidam com o espaço e o tempo a todo o momento.
Como organizar tempos de brincar, de tomar banho, de se alimentar, de repousar de crianças de diferentes idades nos espaços das salas de atividades, do parque, do refeitório, do banheiro, do pátio? É tarefa dos educadores organizar o espaço e o tempo das escolas infantis, sempre levando em conta o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das crianças.
E à organização das atividades no tempo, nas escolas de Educação Infantil, são necessários momentos diferenciados, organizados de acordo com as necessidades biológicas, psicológicas, sociais e históricas das crianças maiores). Nesse sentido, a organização do tempo nas creches e pré-escolas deve considerar as necessidades relacionadas ao repouso, alimentação, higiene de cada criança, levando-se em conta sua faixa etária, suas características pessoais, sua cultura e estilo de vida que traz de casa para a escola
Retirado do documento nº1 "Atividades em Creche":
Na Creche, o Educador deve propocionar à criança as condições necessárias para que ela possa desenvolver todos os aspetos da sua personalidade, nomeadamente nos campos sociais, intelectual, físico e emocinal, não obstante a consciência de que existem ritmos diferentes de desenvolvimento em cada criança que importa respeitar.
Assim, é necessário que se tenha em conta:
-
Devemos encorajar a criança, gradualmente, a desenvolver a sua capacidade para "estar" com os adultos, com o grupo de pares, com o meio envolvente;
-
Devemos ajudá-la a dominar, a desembaraçar-se e a aprender;
-
Devemos ensinar-lhe que existem várias maneiras de olhar o mundo e que deve aceitar e respeitar a maneira de ser dos outros.