As Actividades no Jardim de Infância: Rotinas, Transição, Espontâneas e Planificadas
Rotina Educativa:
A rotina baseia-se na repetição de actividades e ritmos, na organização da sala onde desempenha importantes funções na educação das crianças.
As crianças depois de terem apreendido essa rotina sentem-se donos do seu tempo e mais seguras pois sabem o que fazer.
As rotinas contribuem para o desenvolvimento das crianças, pois oferece-lhes a oportunidade de explorar, auto-organizar-se, ter conhecimentos, ter autonomia e saber tomar decisões.
O Jogo com Regras:
Os jogos são brincadeiras onde as crianças aprendem a ter determinadas regras e comportamentos nos jogos, onde podem ser ensinadas a outras crianças.
Quando as crianças entram na escola descobrem a:
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A Planear e Executar atividades longas;
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A autocontrolar-se;
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A utilizar a cooperação e competição para resolver os seus conflitos;
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Transgredir as regras, permitindo aos participantes testar os limites das suas capacidades.
Objectivos das actividades no jardim-de-infância:
• Desenvolvimento sócio-afectivo
• Desenvolvimento cognitivo
• Desenvolvimento psicomotor
Meios para atingir estes objectivos:
- Utilização do jogo como instrumento de desenvolvimento da cognição: esconder objectos pode ensinar à criança que os objectos permanecem;
- Se empilharem peças podem aprender a relacionar tamanho e forma;
- Utilizar as rotinas diárias significativas para a criança como momento de aprendizagem;
- Proporcionar à criança experiências significativas, organizadas e diversificadas;
- Proporcionar actividades onde o principio, o meio e o fim sejam claros e onde ambos (aluno e professor/educador) possam realizá-la em conjunto;
- Proporcionar espaços seguros para a aprendizagem e para a brincadeira;
- Dar oportunidade ao aluno de experimentar várias situações onde tenha controlo sobre o seu ambiente, de forma a generalizar os skills aprendidos;
- Aplicar jogos/objectos/materiais que propiciem o desenvolvimento da cognição;
- Arrumar os materiais e objectos em locais próprios, desenvolvendo a orientação e a consistência
ambiental;
- Utilizar materiais/objectos de diferentes texturas, tamanhos, formas, cores, pesos, etc.;
- Deixar o aluno explorar objectos, alimentos e pessoas;
- Permitir que os objectos/materiais estejam ao alcance do aluno;
- Use objectos simples de forma a facilitar a sua exploração por parte da criança e que sejam significativos para ela;
- Garantir que a informação fornecida e as competências a desenvolver sejam úteis e contribuam para aumentar a sua independência na vida futura;
- Motivar o aluno para a aprendizagem e saber qual o tipo de reforço mais efectivo para a criança (prémio social, comida, brinquedo preferido...);