As Actividades no Jardim de Infância: Rotinas, Transição, Espontâneas e Planificadas

 

Rotina Educativa:

    A rotina baseia-se na repetição de actividades e ritmos, na organização da sala onde desempenha importantes funções na educação das crianças.

    As crianças depois de terem apreendido essa rotina sentem-se donos do seu tempo e mais seguras pois sabem o que fazer.

    As rotinas contribuem para o desenvolvimento das crianças, pois oferece-lhes a oportunidade de explorar, auto-organizar-se, ter conhecimentos, ter autonomia e saber tomar decisões. 

 
 

 

      O Jogo com Regras: 

    Os jogos são brincadeiras onde as crianças aprendem a ter determinadas regras e comportamentos nos jogos, onde podem ser ensinadas a outras crianças.

     Quando as crianças entram na escola descobrem a:

  • A Planear e Executar atividades longas;

  • A autocontrolar-se;

  • A utilizar a cooperação e competição para resolver os seus conflitos;

  • Transgredir as regras, permitindo aos participantes testar os limites das suas capacidades.

 

Objectivos das actividades no jardim-de-infância:

   • Desenvolvimento sócio-afectivo

   • Desenvolvimento cognitivo

   • Desenvolvimento psicomotor

 

Meios para atingir estes objectivos:

- Utilização do jogo como instrumento de desenvolvimento da cognição: esconder objectos pode ensinar à criança que os objectos permanecem;

- Se empilharem peças podem aprender a relacionar tamanho e forma;

- Utilizar as rotinas diárias significativas para a criança como momento de aprendizagem;

- Proporcionar à criança experiências significativas, organizadas e diversificadas;

- Proporcionar actividades onde o principio, o meio e o fim sejam claros e onde ambos (aluno e professor/educador) possam realizá-la em conjunto;

- Proporcionar espaços seguros para a aprendizagem e para a brincadeira;

- Dar oportunidade ao aluno de experimentar várias situações onde tenha controlo sobre o seu ambiente, de forma a generalizar os skills aprendidos;

- Aplicar jogos/objectos/materiais que propiciem o desenvolvimento da cognição;

- Arrumar os materiais e objectos em locais próprios, desenvolvendo a orientação e a consistência

ambiental;

- Utilizar materiais/objectos de diferentes texturas, tamanhos, formas, cores, pesos, etc.;

- Deixar o aluno explorar objectos, alimentos e pessoas;

- Permitir que os objectos/materiais estejam ao alcance do aluno;

- Use objectos simples de forma a facilitar a sua exploração por parte da criança e que sejam significativos para ela;

- Garantir que a informação fornecida e as competências a desenvolver sejam úteis e contribuam para aumentar a sua independência na vida futura;

- Motivar o aluno para a aprendizagem e saber qual o tipo de reforço mais efectivo para a criança (prémio social, comida, brinquedo preferido...);