A Importância das Áreas de Comunicação, Expressão e Representação

 

    Cabe ao educador alargar intencionalmente as situações de comunicação, em diferentes contextos, com diversos interlocutores, conteúdos e intenções que permitam às crianças dominar progressivamente a comunicação como receptores.

    O domínio das diferentes formas de expressão implica diversificar as situações e experiências da aprendizagem, de modo a que a criança vá dominando e utilizando o seu corpo e contactando com diferentes materiais que explorar, manipular e transformar de forma a tomar consciência de si próprio na relação com os objectos.

 

Linguagem Oral e Escrita

Área da Expressão e Comunicação - Linguagem Oral e Abordagem à Escrita

Objectivos

1. Favorecer o interesse pelas actividades lúdicas;

2. Favorecer a utilização da comunicação não verbal;

3. Promover a utilização de diferentes códigos simbólicos convencionais e não convencionais;

4. Favorecer o conhecimento dos diferentes géneros literários ( prosa, poesia...);

5. Familiarizar a criança com o código escrito;

6. Promover a utilização de registos e outras representações gráficas;

7. Facilitar a compreensão das regras próprias do código escrito;                    

 

Estratégias

1. Organização do ambiente educativo que favoreça a interacção e a comunicação;

2. Através de conversas diárias com as crianças em grande grupo ou individuais;

3. Exploração de rimas, lengalengas, adivinhas, trava-línguas, jogos de linguagem descobrir semelhanças / diferenças...

4. Contacto com livros, revistas jornais, cadernos, dicionários...

5. Contar noticias da escola, da televisão, de casa e regista-las no jornal de parede;

6. Organizar actividades que impliquem o desenho para substituir palavras;

7. Organização e utilização de bibliotecas;

8. Ordenar desenhos para contar histórias;

 
 

Lógica – Matemática

Objectivo

1. Promover o desenvolvimento de actividades de manipulação que desenvolvam as capacidades de classificação, seriação e ordenação;

2. Favorecer a compreensão da utilidade do número na resolução de problemas da vida quotidiana;

3. Favorecer a realização de actividades que impliquem relações entre os objectos

4. Favorecer a realização de tarefas que impliquem o raciocínio lógico (tabelas de dupla entrada com critérios variados).

 

Estratégias

1. Realização de jogos de construções / blocos;

2. Manipular objectos que permitam descobrir noções espaciais: longe / perto; atrás / à frente; dentro / fora...

3. Actividades que permitam classificações e formação de conjuntos;

4. Organizar actividades que impliquem tarefas de medição;

5. Organizar actividades que impliquem experiências com água;

6. Organização de experiências que permitam a utilização da balança e do dinheiro;

 
 
 

Gráfica plástica - Expressão Plástica

 

Objectivos

1. Proporcionar o domínio progressivo de diversos materiais e instrumentos de expressão plástica

2. Promover a utilização da expressão plástica como forma de comunicar ou registar

3. Proporcionar a realização actividades de expresso plástica ao nível tridimensional.

4. Valorizar as criações plásticas como suporte para o jogo lúdico-dramático.

5. Favorecer o desenvolvimento da sensibilidade às questões estéticas.

Estratégias

1. Organização de actividades de desenho, pintura, rasgagem, digitinta, modelagem...

2. Elaboração de registos de passeios, visitas de estudo, histórias, acontecimentos, notícias...

3. Elaboração de presentes para dias festivos.

 

Corporal dramática - Expressão Dramática

 

Objectivos

1. Promover o interesse pelo conhecimento das possibilidades de expressão do próprio corpo

2. Favorecer o conhecimento da utilização de diferentes técnicas de expressão dramática para exprimir ideias, pensamentos, sentimentos e histórias.

Estratégias

1. Actividades de jogo simbólico

2. Actividades de comunicação verbal e não verbal

3. Actividades de jogo dramático (dramatização, representação, teatro de fantoches, teatro de sombras ).

4. Actividades lúdicas estruturadas e livres.

 
 

Cientifica/Natural/Meio social

Área do Conhecimento do Mundo

Objectivos

1. Favorecer o desenvolvimento da curiosidade;

2. Proporcionar experiências de descoberta e contacto com o meio próximo;

3. Favorecer o contacto com os diferentes saberes científicos – sensibilização às ciências;

4. Proporcionar o contacto com os diferentes saberes sociais;

5. Promover o desenvolvimento das capacidades de observação, registo e construção de conceitos, obedecendo aos princípios do método científico.

Estratégias

1. Visitas a diferentes locais;

2. Reconhecimento e valorização dos aspectos culturais, históricos e geográficos do meio circundante;

3. Observação e registo dos aspectos meteorológicos. Utilização das rotinas para vivenciar normase regras de higiene;

4. Organização de actividades de colaboração com outras entidades promotoras de saúde;

5. Organização de experiências na sala.

 

 Musical

Objectivos

1. Favorecer a exploração de sons e ritmos;

2. Promover o desenvolvimento da capacidade de identificar e produzir os diferentes aspectos e características do som: intensidade, altura, timbre e duração;

3. Favorecer o desenvolvimento da capacidade de escutar, dançar, tocar e criar;

4. Promover o conhecimento de diferentes géneros de música.

Estratégias

1. Organização de actividades de exploração de instrumentos música convencionais e não convencionais;

2. Realização de jogos de exploração de sons do corpo, da natureza, dos diferentes materiais sonoros;

3. Registo e reprodução em áudio, de vários tipos de sons e músicas.